Um Projeto desenvolvido pela Polícia Militar e pelo Conselho Municipal de Segurança do Centro, CONSEP I, vai disponibilizar novos mecanismos para os comerciantes da região central acionarem a PM. O contato poderá ser feito pelo telefone celular ou mesmo pela internet através de MSN.

Para fazer parte do Projeto, o comerciante deve fazer um cadastro. O telefone dele vai ficar gravado no celular do Posto Policial Central que poderá ser programado para ser chamado através de uma tecla de atalho. Desta forma, assim que perceber o perigo, o comerciante poderá acionar a polícia sem precisar conversar com a atendente que, pelo número gravado no celular, saberá de onde partiu a ligação.

O mesmo procedimento poderá ser feito pela internet. Pelo MSN, o comerciante poderá enviar um pedido de socorro. Assim que recebe o chamado, o atendente do Posto Central da Polícia Militar acionará a viatura que estiver mais próxima do local. Como os chamados não vão passar pelo 190, os idealizadores afirmam que o atendimento será muito mais rápido.

No primeiro momento, a iniciativa vai atender os comerciantes da região central da cidade. Mais de 170 já se inscreveram para fazer parte do Projeto. De acordo com o tenente José Roberto, este número deverá crescer ainda mais. Aurélio Rocha, presidente do CONSEP Centro e um dos idealizadores do projeto, está otimista.

O tenente José Roberto espera que os comerciantes façam parte do Projeto que deverá contribuir muito para reduzir o número de furtos e roubos nos últimos dias do ano.