Hoje, 25 de agosto, comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do Exército Brasileiro.

Na manhã desta quarta-feira, 25 de agosto, a Décima Região da Polícia Militar realizou uma solenidade em comemoração ao dia do Soldado. O evento aconteceu no Pátio da 10ª RPM, em Patos de Minas, e contou com a presença dos militares e funcionários civis da PMMG.

De acordo com a hierarquia da carreira militar, soldado é o posto inicial, contudo, para esse dia especial, considera-se soldado, todo aquele que dedica-se a profissão das armas, esteja no exército brasileiro, na polícia militar ou no corpo de bombeiros militar, para prestar serviço em defesa da vida, preservando a ordem pública, com disciplina, coragem e dedicação, prestando um juramento profissional de dedicar-se as suas atividades, mesmo com o sacrifício da própria vida.

Como parte das homenagens, a Banda de Música da 10ª RPM executou a canção do Exército Brasileiro, sob regência do 1º Tenente músico, Cleuber Luiz de Melo. Na ocasião, a 10ª RPM também homenageou os aniversariantes dos meses de julho e agosto de 2021.