A Polícia Militar de Meio Ambiente deu liberdade a dezenas de pássaros da fauna silvestres que eram mantidos em cativeiro na cidade de Carmo do Paranaíba. A operação realizada nessa quinta-feira (14) também permitiu que as gaiolas e alçapões fossem inutilizados. O proprietário das aves foi preso em flagrante e multado em mais de R$ 86 mil.

A Polícia Militar de Meio Ambiente chegou até a residência no bairro Santa Cruz em Carmo do Paranaíba através de uma denúncia anônima, informando que o morador mantinha pássaros da fauna silvestre em cativeiro para a comercialização. Durante a fiscalização, os policiais encontraram 70 pássaros, sendo 61 Papa-Capins, oito Canários-da-Terra e uma Estrelinha.

O morador da casa também mantinha armadilhas para capturar mais pássaros. Duas gaiolas, com um pássaro em cada, estavam posicionadas no muro da residência com alçapões armados para capturarem as aves que se aproximassem. Pela agitação dos pássaros nas gaiolas, os policiais acreditam que eles foram capturados recentemente.

Os 70 pássaros foram apreendidos e levados para avaliação de médico veterinário. O laudo apontou que as aves estavam em boas condições de saúde, permitindo que elas fossem soltas em uma área de mata nativa na região de Santa Cecília, no município de Carmo do Paranaíba. As 26 gaiolas, dois alçapões e um viveiro foram destruídos.

O homem de 62 anos, identificado pelas iniciais J.H.S, responsável pelas aves, foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia da Polícia Civil. Além disso,  ele foi multado administrativamente em R$ 86.925,76.