O 15º Batalhão de Polícia Militar registrou em 2008 uma tendência de alta no número de ocorrências de tráfico de drogas da ordem de 140%. Até em junho do ano de 2007 haviam sido registradas na área coberta pelo Batalhão um total de 38 ocorrências de tráfico de drogas. No mesmo período de 2008 a unidade da Polícia Militar já registrou 91 ocorrências desse tipo de crime. Quando se observa os dados numa perspectiva para o ano todo, vê-se que só até o mês de junho de 2008 foi registrado quase o mesmo número de ocorrências de tráfico de drogas que no ano passado inteiro. Durante todo ano de 2007 essa modalidade criminosa atingiu o total de 98 ocorrências, já neste ano, apenas até o mês de junho, foram 91 registros.
Olhando-se atentamente para essas estatísticas vê-se que, na verdade, esse tipo de ocorrência aumentou em todos os meses de 2008 quando se compara com o ano de 2007. No mês de maio, por exemplo, época da Festa do Milho, o número de ocorrências de tráfico de drogas foi quase cinco vezes maior este ano em relação à 2007. Outros meses apresentam taxas menos expressivas, porém extremamente significativas. Nos meses de junho e fevereiro esse aumento foi de aproximadamente três vezes, já no mês de abril o número de registros de tráfico de drogas dobrou em relação ao ano passado.
Destaca-se entre as drogas apreendidas o crack como a principal substância encontrada na posse de usuários. Em relação a essa droga os números de 2008 já superam os de 2007. No ano passado, até o mês de outubro, haviam sido apreendidas 519 pedras de crack; já neste ano, até o mês de junho, o número de pedras dessa droga apreendidas chegou ao total de 515 unidades, sendo algumas delas de tamanho considerável e que seriam desfeitas em muitos outros pedaços para o comércio por traficantes. Esse tipo de apreensão não foi em nenhum dos meses de 2008, menor do que em 2007, apenas no mês de março apreendeu-se a mesma quantidade dessa droga que no ano anterior. O Tenente Coronel Elias Perpétuo Saraiva, comandante do 15º BPM, ao posicionar-se a respeito do tema e dos números que se apresentam, diz que esses dados indicam um aumento da fiscalização e da ação policial contra o tráfico de drogas.