A Polícia Militar divulgou nesta terça-feira (10) um balanço sobre as multas por escapamentos irregulares de motocicleta em Patos de Minas. Nos sete primeiros deste ano, foram lavradas 247 multas de trânsito por descarga livre. Diante da quantidade de irregulares encontradas, a Polícia Militar orientou os motociclistas sobre a infração.

De acordo com a ARCO da 10ª RPM, nos meses de janeiro a julho de 2021, foram realizadas diversas Operações de Fiscalizações de Trânsito, executadas por equipes policiais militares, ações estas preventivas e repressivas pelas principais ruas e avenidas, onde os militares depararam com diversas infrações de trânsito.

Dentre as principais destaca-se a infração do Art. 230, XI do CTB, enquadramento 6653-1, “conduzir o veículo com descarga livre ou com silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante”. Durante as fiscalizações foram confeccionados 247 autos de infração de trânsito, somente em Patos de Minas.

A ARCO da 10ª RPM destacou que essa infração é de natureza grave, pontuação de 5 pontos, com multa no valor de R$ 195,23. A Assessoria ainda alertou que devido ao grande número de condutores de motocicletas transitando com a descarga livre, a Polícia Militar visando à melhoria na qualidade de vida da comunidade, orienta os proprietários/condutores motocicleta, que evitem transitar em via pública com veículo com a descarga livre ou com silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, pois além de cometer infração de trânsito, causa poluição sonora devido o nível de ruído extremamente alto, bem estridente e agudo, como também a emissão de poluentes.