O Corpo de Bombeiros foi acionado no final da manhã desta terça-feira (25) para resgatar um pintor de paredes que ficou preso no alto de um prédio localizado na região central de Patos de Minas. Não havia risco de queda, mas a cadeirinha em que ele estava apresentou problemas e não havia como descer.

Os pintores de parede que fazem pinturas de prédio são treinados na prática de rapel para descer em cordas. Nesse caso, o que ocorreu foi um problema na guia da cadeirinha que o pintor usava. Sem ter como descer e nem subir, o profissional teve que acionar o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate.

Uma equipe especializada em salvamento em altura foi para o local. Uma equipe do Samu também ficou de prontidão para qualquer imprevisto. Segundo o tenente Elias foi necessário instalar uma segunda guia de cordas de rapel para chegar até o pintor que estava preso a cerca de 15 metros de altura. O trabalho de resgate não demorou muito e o pintor já estava em solo firme para retomar suas atividades.

Fazer salvamentos em altura é uma das especialidades do Corpo de Bombeiros. Esse tipo de chamado ocorre muitas vezes em elevadores que travam no meio do caminho. Segundo o tenente Elias, nesses casos, é só manter a calma e acionar o 193.