Moradores de Patos de Minas com deficiência permanente serão vacinados nesta próxima sexta-feira (04) e no sábado (05). De acordo com a Prefeitura Municipal, esse grupo está elencado como prioritário pelo Ministério da Saúde e vem na sequência às pessoas com comorbidades. Para comprovar a condição, as pessoas não têm a obrigação de apresentar um laudo médico. Outros documentos como cartão de gratuidade no transporte ou até uma autodeclaração serão aceitas no momento da imunização.

A diferença nessa nova fase é que não será preciso realizar cadastro on-line, pois a quantidade de imunizantes enviada é suficiente para todo o público em questão. A vacinação do público com deficiência permanente será feita no antigo Projeto Saci nos modelos tradicional e drive-thru, conforme o calendário divulgado.

Esse novo grupo prioritário inclui pessoas com:

•    Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;

•    Grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.

•    Grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos.

•    Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais como trabalhar, ir à escola, brincar etc.

Para vacinar-se, a pessoa com deficiência permanente não precisa obrigatoriamente apresentar o laudo médico atestando a condição. Outros documentos e inclusive uma autodeclaração são aceitos como comprovantes, como prevê o anexo I do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.