Moradores da zona rural de Patos de Minas e de outras cidades têm reclamado das condições precárias das estradas que conectam as comunidades rurais e distritos da região. A falta de pavimentação, o excesso de buracos e a formação de atoleiros são os principais problemas enfrentados pela população, que depende das vias para circular e escoar sua produção. Segundo os habitantes desses locais, as promessas dos candidatos de reformarem as pistas não têm sido cumpridas há anos.

Uma das estradas que mais tem gerado reclamações é a via que liga Major Porto ao distrito de Limeira de Minas, em Lagoa Formosa. Imagens gravadas por um morador da região mostram uma grande quantidade de buracos na pista, que é estreita e não possui qualquer pavimentação. Além disso, a vegetação invade a estrada em alguns pontos, tornando a circulação ainda mais difícil.

Segundo relatos de um morador, a via, que tem a extensão de 3km, está nessas condições há mais de oito anos. Ele contou que a Prefeitura de Lagoa Formosa encascalhou somente uma parte da pista. O restante do trajeto, mais próximo de Patos de Minas, foi coberto com recursos dos próprios habitantes da região, depois de carros e até caminhões ficarem presos nos buracos. Ainda segundo o morador, vários candidatos já prometeram reformar o trecho, mas o compromisso ainda não foi cumprido.

Outra estrada que está em más condições é a que passa pela comunidade da Cabeceira do Chumbo. Em mais de uma ocasião, carros que seguem pela via, que também cobre o distrito de Bom Sucesso de Patos, ficaram presos nas crateras que se abriram no meio da pista. Em épocas chuvosas, como no verão, a lama também se torna um problema recorrente, provocando atolamentos.

O trecho que liga a comunidade rural de Alagoas até a BR-352 é mais um que tem gerado reclamações da população patense. A via atua como principal acesso terrestre à comunidade, mas o excesso de buracos provocou a formação de valas, que comprometem a circulação de veículos pela pista.

Procurada pelo Patos Hoje, a Prefeitura de Patos de Minas ainda não se pronunciou sobre as reclamações. A resposta será colocada neste espaço assim que for emitida. Porém, em entrevista ao programa Contraponto, do PH Play, no mês de novembro, o então prefeito eleito Luís Eduardo Falcão já havia se posicionado em relação ao estado das estradas da zona rural. Segundo Falcão, não investir nessa área é “um tiro no pé”. Na ocasião, ele ainda reforçou o compromisso de retornar à zona rural para conversar com os moradores e levantar as demandas necessárias.