Prédio da UFU em Patos de Minas ( Foto: Arquivo Patos Hoje )
Desde abril de 2013, um grupo de 16 professores e pesquisadores do Campus Patos de Minas vem trabalhando na proposta de criação de um centro de pesquisas da UFU no campus. O centro, que leva a sigla CDTC (Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Científico), foi inicialmente concebido como sendo multidisciplinar, multiusuário e sem vínculo a qualquer uma das unidades acadêmicas da UFU.

A ideia de seus proponentes é dar maior liberdade de ação ao centro, que estará ligado diretamente à PROPP, e abri-lo a qualquer pesquisador interessado na iniciativa do grupo, independente de sua filiação institucional.

Segundo o documento de criação do CDTC, apresentado à Reitoria, o centro deverá abrigar as mais diversas pesquisas e pesquisadores da UFU para que estes possam, em um ambiente adequado e produtivo, praticar ciência, tecnologia e fomentar a inovação. Ao mesmo tempo, o CDTC também deverá ajudar na consolidação do campus de Patos de Minas e trazer novas possibilidades de colaboração com outros setores da sociedade e da própria academia.

Com foco voltado à produção do conhecimento, espera-se que o CDTC seja capaz de (i) ajudar na formação de recursos humanos mais qualificados em C&T (ii) dar passos iniciais para futuras ações envolvidas com programas de pós-graduação no campus de Patos; (iii) adquirir um mais evidente 'know-how' tecnológico nos eixos de pesquisa do centro; (iv) promover o intercâmbio de pessoas e ideias; (v) incrementar a captação de recursos financeiros externos à UFU; (vi) instituir mecanismos de incentivo à prática da pesquisa e atrair novos talentos para a Universidade, criando uma “identidade” própria para este campus fora de sede.

Atualmente, o CDTC aguarda a alocação de um espaço físico de aproximadamente 400m², em fase de conclusão, localizado na rua Major Jerônimo. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas se comprometeu com os custos desta alocação e a UFU com a acomodação do centro.

O grupo proponente destaca a grande colaboração e incentivo da Reitoria, através do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e de seu diretor de Pesquisa, para a instalação do centro. “Embora ainda não tenhamos realidade material, a ideia nos traz muito entusiasmo e boas perspectivas de melhores condições de trabalho e resultados. Prova disto é a recente publicação de um artigo em relevante periódico científico internacional na área de processamento de sinais onde consta como nossa filiação o CDTC-UFU. Além disto, também já temos 3 projetos de pesquisas aprovados em órgãos de fomento e pelo menos outros 10 sendo avaliados no momento. Com isto, estamos tentando criar uma identidade que seria muito importante para a união de esforços e o CDTC nos traz esta perspectiva", afirma o professor Alan Petrônio Pinheiro, um dos membros e idealizadores do centro. A expectativa é de que o CDTC possa estar em atividade dentro de dois ou três meses.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFU