Patos de Minas chegou a 358 mortes por Covid-19 nessa quarta-feira (07). Com essa marca, o município alcançou um percentual de 233,1 mortes pela doença para cada 100 mil habitantes. Esse número é bem maior que a média nacional e representa quase o dobro da média do Estado de Minas, o que demonstra a gravidade da pandemia na cidade.

Os dados foram obtidos pelo Patos Hoje a partir da estimativa da população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos números de quarta-feira (07) do consórcio de veículos da imprensa para o registro dos casos de Covid-19 no Brasil. A título de comparação, o estado de Minas Gerais tem uma média de 123.8 mortes a cada 100 mil habitantes.

Já o Brasil, que já perdeu mais de 341 mil vidas para a Covid-19, tem uma relação de 161 vítimas fatais a cada 100 mil habitantes. Caso o Brasil tivesse o mesmo índice de mortes que Patos de Minas, o total de vítimas em todo o país seria de 493.602.

Os primeiros meses de 2021 foram especialmente complicados para a cidade. Uma forte alta na quantidade de casos fez com que os hospitais ficassem superlotados. Alguns pacientes precisaram ser transferidos para outras regiões devido à falta de leitos.

Por outro lado, os números da doença em Patos de Minas têm diminuído nas últimas semanas. No boletim de quarta-feira (07), apenas 32 novas ocorrências foram confirmadas. No momento mais crítico da pandemia, esse valor diário chegou a ser 10 vezes maior.

Mas a Prefeitura alerta que a situação ainda exige cautela da população. “Embora o número de novos casos registrados venha caindo nos últimos dias, é preciso ressaltar que o índice de ocupação de leitos ainda é alto. Portanto é imprescindível que as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus continuem sendo seguidas”, diz assessoria de comunicação.