O vereador Pedro Lucas acionou a Justiça para que a Indústria Rheem Metalúrgica devolva o imóvel que recebeu da Prefeitura. E o parlamentar já conseguiu a primeira vitória. Através de liminar, a Justiça determinou que, na documentação do imóvel, conste a ação que está sendo movida.

A Rheem Metalúrgica se instalou em Patos de Minas juntamente com a fábrica da Cica na década de 90. A indústria deveria fabricar as embalagens utilizadas pela Gessy Lever. Mas foram poucos meses de funcionamento e a Rheem Metalúrgica encerrou suas atividades descumprindo o acordo feito com a Prefeitura.

Uma Lei Municipal determina que, ao receber a doação de um imóvel da Prefeitura, a empresa ou entidade não venda, não penhore e nem permute o bem no prazo de 10 anos. Neste período, o beneficiário também não pode ser extinto, ter decretado falência ou encerrado as atividades. Se as normas forem descumpridas, a doação deve ser revertida novamente ao município.

Com a Rheem Metalúrgica não foi isso que aconteceu. A empresa encerrou as atividades no município e passou a alugar o imóvel. Hoje a enorme estrutura é usada como depósito de produtos agrícolas por uma empresa de Patos de Minas que paga aluguel para um investidor de fora que não trouxe nenhum benefício para a cidade.

De acordo com o vereador Pedro Lucas, o imóvel onde era para ser a Rheem Metalúrgica está avaliado em R$ 6 milhões de reais. Na ação movida na Justiça, ele quer que toda esta estrutura seja devolvida ao município.