Os pecuaristas patenses vão ter um gasto extra neste mês de novembro, mas é por uma boa causa. Eles terão que imunizar todos os animais com idades entre zero e 24 meses contra a Febre Aftosa. É a segunda etapa da campanha que pretende ultrapassar o índice de 98,4% alcançado no mesmo período do ano passado. A campanha teve início nesta segunda-feira (1º) e vai até o dia 30 de novembro.

Cerca de 340 mil propriedades rurais mineiras que trabalham com pecuária devem aderir à campanha. Atualmente, Minas Gerais é território reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação. No entanto, o Estado está empenhado em transformar o seu território em área livre da doença sem vacinação.

Por isso, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) está convocando todo o segmento da agropecuária mineira para participar diretamente dessa etapa de imunização que significa o fim da batalha de mais de trinta anos contra a aftosa.


O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, ressaltou que ainda não é possível abrir mão da vacinação contra a febre aftosa visto que ainda existem regiões com riscos desconhecidos em relação à doença. “O melhor neste momento é continuar com a vacinação do rebanho por pelo menos mais dois anos para termos segurança de que não existe mais a circulação do vírus em território brasileiro”, finaliza.


Em Patos de Minas, os pecuaristas vão gastar em média R$ 1,20 pela dose da vacina. Nas lojas de produtos agropecuários, a procura já começou. O pecuarista que deixar de cumprir esta obrigação poderá sofrer penalidades e até multas.