Boa parte das pessoas que moram nas imediações dos bairros Ipanema, Cidade Nova, Jardim Paulistano, Vila Rosa, Cristo Redentor e Lagoa Grande não tiveram uma boa noite de sono. Mesmo diante de um calor insuportável, os moradores não tiveram como abrir seus imóveis. Esta região da cidade voltou a ser tomada pelo mau cheiro de fezes e urina de animais que causa muitos transtornos.

É só escurecer e começa o tormento dos moradores. O mau cheiro dificulta até para dormir, segundo os moradores. Uma festa de confraternização então é motivo de constrangimento. “A gente fica com vergonha de receber uma visita em casa”, afirma o estudante Arilson Alves Braga, morador do bairro Cidade Nova. Ele diz que vem convivendo com o problema há um bom tempo.

“Isso é uma pouco vergonha. A gente não é obrigado a conviver com esse mau cheiro para os outros ganharem dinheiro não”, afirmou Reinaldo Rodrigues. Proprietário de uma oficina mecânica, Reinaldo diz que os clientes também reclamam do mau cheiro que tem hora marcada para começar quase todos os dias.

A informação que chegou ao Patos Hoje é que o mau cheiro é exalado por uma granja de suínos que fica do outro lado do Rio Paranaíba. A empresa estaria despejando as fezes e urina dos animais nas plantações sem qualquer tipo de tratamento.

O Patos Hoje já mostrou o problema. Em outubro do ano passado, o portal publicou a denúncia de moradores dos bairros que margeiam a avenida J.K. Eles enviaram e-mails pedindo socorro e cobrando providências das autoridades. Na época, uma moradora afirmou que encaminhou um abaixo assinado para a Prefeitura, mas que nada havia sido feito.

De acordo com o diretor de meio ambiente da Prefeitura, César Caixeta, a granja está localizada em área rural e a fiscalização é de responsabilidade do Estado. Os moradores querem que as autoridades dêem uma solução para o problema.

Autor: Maurício Rocha