Patos de Minas teve redução de 33,91% no número de crimes violentos no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Os números foram apresentados pelo comandante do 15º BPM, TenCel R. Santos, durante participação na reunião ordinária da Câmara Municipal nessa quinta-feira (20).

São considerados crimes violentos os estupros, extorsão, homicídio, roubo, sequestro e cárcere privado. Segundo o comandante do 15º BPM, a redução no número de assaltos a mão armada foi o que mais contribuiu para a queda nos números. No primeiro semestre de 2022, Patos de Minas teve 84 crimes desta natureza, enquanto no primeiro semestre deste ano foram registrados apenas 36 roubos.

Já os homicídios, tentados e consumados, são os crimes que mais preocupam e tiveram crescimento este ano. Foram 25 registros de janeiro a junho, sendo nove homicídios consumados e 14 homicídios tentados, contra 19 no mesmo período do ano passado. Todos esses crimes já foram desvendados e com autoria definida, com exceção de um inquérito que ainda está aberto.


Outro crime que teve crescimento em Patos de Minas neste ano de 2023 foi o de estupro de vulnerável. Foram oito casos registrados de janeiro a junho deste ano contra cinco no mesmo período do ano passado. Também foram registrados dois casos de estupros na cidade, mesmo número de 2022.

Por outro lado, o número de furtos em Patos de Minas teve redução significativa. Segundo os dados apresentados pelo comandante do 15º BPM, este tipo de crime teve redução de 18,65% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os bairros Aurélio Caixeta, Caiçaras e Vila Garcia são os primeiros alvos dos ladrões.

Durante a audiência, o comandante do 15º BPM também falou das ações que são realizadas e como a Polícia Militar tem atuado para reduzir os índices de criminalidade em Patos de Minas. Veja como foi a participação do TenCel R. Santos na tribuna da Câmara.