Amarildo Ferreira, Béia Savassi e Pedro lucas.

Os 103.237 eleitores patenses já podem começar iniciar o processo de seleção para escolha de seus representantes nas eleições municipais de outubro. O prazo para o registro das candidaturas terminou às 19 horas desta quinta-feira (05), definindo os nomes que vão disputar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

O principal cargo em disputa nas eleições municipais deste ano, o comando do poder executivo, terá apenas três candidatos. Amarildo Ferreira, Beia Savassi e Pedro Lucas vão em busca da preferência dos eleitores para chegar até a Prefeitura de Patos de Minas. Amarildo e Pedro Lucas disputam o cargo pela primeira vez. Beia Savassi vai tentar a reeleição.

Amarildo é candidato a prefeito pelo PMDB e tem como candidato a vice-prefeito, o empresário e engenheiro florestal, Sérgio Vita. Beia Savassi vai disputar a eleição pelo Democratas e o candidato a vice-prefeito é José Eustáquio Rodrigues, que também vai tentar a reeleição neste cargo. Pedro Lucas Rodrigues é candidato a prefeito pelo recém criado PSD. Ele terá como candidato a vice-prefeito, o professor universitário, Sandro Ângelo.

A disputa por uma vaga na Câmara Municipal será ainda maior. Este ano, 175 candidatos se inscreveram para concorrer ao cargo de vereador. O número maior de pretendentes ocorre em função do aumento no número de vagas no legislativo. A partir de 2013, a Câmara Municipal de Patos de Minas passará a contar com 17 parlamentares, seis a mais do que os 11 vereadores existentes atualmente.

Com os registros confirmados junto à Justiça Eleitoral, os candidatos à prefeito e a vereador já podem começar a buscar os votos dos eleitores. A propaganda nas ruas e na internet está liberada, com as devidas restrições. Entrentanto, a propaganda gratuita no rádio e na televisão só terá início no dia 21 de agosto.

Enquete

E o Patos Hoje quer saber como inicia a corrida eleitoral para a prefeitura de Patos de Minas. Uma enquete com os nomes dos três candidatos está disponível na página principal do portal. Para que não haja nenhum tipo de fraude, o voto do eleitor será feito através do e-mail.

Desta forma, o eleitor fará a escolha na página principal do portal, mas para ter o voto computado terá que ir até o e-mail indicado, abrir a mensagem e clicar no link que recebeu para confirmar a escolha.

Não será aceito comentário nessa matéria em respeito à legislação eleitoral.

Autor: Maurício Rocha