O tão esperado período de chuva parece realmente ter chegado em Patos de Minas e na região. A previsão do tempo mostra que haverá chuva nos próximos 3 dias. E sabendo que pode haver áreas passíveis de inundação no município, autoridades se reuniram para traçar planos e assim evitar tragédias.
O Centro Integrado de Comando e Controle Regional, coordenado pelo Tenente Fernandes, informou que, de acordo com o Clima Tempo, nesta sexta-feira (08) choverá 10 mm e a temperatura máxima será de 21°. No sábado (09), a precipitação será de 15 mm e máxima de 29°. No domingo (10), pode chover a maior quantidade, 30 mm, com temperatura máxima de 26°. E na segunda-feira (11), deve chover 9 mm, com a temperatura mais elevada chegando a 29°.
E para reduzir o risco de desastres no município de Patos de Minas e região, com o objetivo de preparar para o enfrentamento das mudanças climáticas, a Corporação já começou a voltar os olhos para o período chuvoso.
Na tarde dessa quinta-feira (07) o Comando do 12° Batalhão de Bombeiros Militar e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil estiveram reunidos com o Prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, Secretário de Planejamento, Secretária de Desenvolvimento e a Ação Social, Secretário de Infraestrutura, Diretor de Meio Ambiente, além de Professores da UFU. O encontro teve por objetivo a apresentação do Plano de Emergência Pluviométrica 2021/2022 para o município de Patos de Minas.
O plano contém as áreas de risco do município e as fases de alerta de acordo com os cenários decorrentes das precipitações pluviométricas. Para cada fase são previstas ações para prevenir sinistros e também para socorrer e proteger a população e infraestrutura do município.
Ainda na reunião foi assinado pelo Prefeito Luís Eduardo Falcão a adesão a Campanha da ONU, Patos de Minas mais resiliente, até o ano de 2030. Nas próximas semanas serão definidos os membros do conselho municipal de defesa civil e o grupo de trabalho para detalhar as ações do plano de emergência pluviométrica, o objetivo é preparar melhor o município para superar os desafios, tornando-o mais resiliente.
E ainda com o objetivo de prevenir, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar deixaram diversas dicas para reduzir o risco e o desastre. As pessoas não devem se arriscar em enchentes e enxurradas; não ficar ou deixar crianças na enxurrada, pois correm o risco de serem arrastadas e se afogarem. Se chover forte, aguarde estiar para poder sair de casa, pois a pressa pode te colocar em risco e custar sua vida.
As pessoas também devem evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos, manter equipamentos elétricos distantes da água; não se abrigar ou estacionar o veículo debaixo de árvores; caso perceba fendas ou rachaduras com surgimento de minas d’água dentro de um imóvel, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) ou para a Defesa Civil (199). Dirigir com segurança e verificar se faróis, lanternas e limpadores de para-brisas estão ligados.
Também é importante retirar aparelhos elétricos da tomada, pois há risco de choque elétrico. Se estiver em local aberto durante uma tempestade, procurar um abrigo e evitar ficar em topos de morros e prédios. Em caso de inundação, se estiver dentro do carro, saia pela janela ou suba no teto. Se houver rajadas de vento forte: não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Por fim, em caso de emergência, as pessoas devem ligar para o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, no número 193. Evite trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]