O número de eleitores que vão às urnas no próximo dia 07 de outubro será maior em Patos de Minas. Mesmo com o cancelamento ou suspensão de mais de 5 mil títulos eleitorais, o número de pessoas aptas a votarem no município cresceu 2%. Este ano, 103.237 eleitores vão escolher os novos vereadores, prefeito e vice-prefeito.

Apesar do crescimento de 2%, que elevou o número de eleitores de Patos de Minas de 101.354 para 103.237, a grande quantidade de títulos cancelados ou suspensos chamou a atenção. 5.440 eleitores não vão poder votar nas eleições deste ano. São pessoas que perderam os direitos políticos, que morreram e, principalmente, que deixaram de votar em três eleições consecutivas e não justificaram a ausência.

Os eleitores que tiveram o título suspenso ou cancelado, além de não poderem votar nas próximas eleições, ainda ficam impedidos de concorrer em concurso público, de tirar passaporte, de fazer empréstimo em instituições públicas e até mesmo de estudar em uma universidade federal. Eles devem procurar o Cartório Eleitoral para regularizar a situação, que só poderá ser feita após as eleições.

No Brasil, tem direito ao voto todas as pessoas maiores de 16 anos, sendo que após os 18 ele passa a ser obrigatório. Esse ano, os eleitores vão às urnas escolher o novo prefeito e vice-prefeito e os novos vereadores. Vale lembrar que o município de Patos de Minas, a partir deste ano, vai passar a eleger 17 vereadores e não 11 como ocorreu na última eleição.

Também fazem parte da Comarca de Patos de Minas três outros municípios da região que também tiveram crescimento no número de eleitores. Lagoa Formosa tem 12.845 eleitores aptos a votarem, Varjão de Minas ficou com 4.992 eleitores e São Gonçalo do Abaeté com 4.709 eleitores.

Autor: Maurício Rocha