A vacina trouxe um alento, mas os cuidados de prevenção devem continuar. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou na tarde desta segunda-feira (18) mais um boletim epidemiológico informando sobre a situação da pandemia de coronavírus na cidade e o número voltou a ser expressivo com 59 casos a mais do que o último boletim divulgado.

De acordo com o novo boletim, a Capital do Milho tem agora 4758 casos de Covid-19, na sexta-feira (15), o número era de 4699. Do total, 102 perderam a vida, 20 estão internados, sendo 6 em leitos de UTI e 378 estão se recuperando em casa. Foram curados 4258 pacientes, um percentual de 89,47% de cura.

Os números também mostram que há 46 pessoas internadas na cidade por Covid-19, sendo 15 em leitos de UTI. Esses pacientes são de Patos de Minas e também de cidades da região, incluindo positivos e ainda aguardando o resultado dos exames. No último boletim, esse número estava em 40, sendo 14 em leitos de UTI.

O Hospital de Campanha tem, nesta segunda-feira (18), oito pacientes em leitos clínicos e cinco pacientes em UTI. A ocupação dos leitos públicos e privados está em 76,19 dos clínicos e 53,57% das UTIs. No setor público a situação é mais tranquila com 28,13% dos clínicos e 42,11% das UTIs. A ocupação total está em 55,27%.

Patos de Minas segue o Plano Minas Consciente e, como a cidade está classificada na Onda Amarela, certas atividades não podem funcionar como:

- Atividades artísticas, como produção teatral, musical e de dança e circo;
- Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;
- Parques, zoológicos e jardins;
- Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;
- Parques de diversão, discotecas, salões de dança, boliches, sinuca;
- Shows e espetáculos;
- Serviços de colocação de piercings e tatuagens.
-Escolas de ensino infantil (creche e pré-escola), fundamental e médio.

Veja a planilha do Minas Consciente informando sobre o que pode ou não funcionar!