Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a Escola Estadual Professor Modesto teve o índice de 8.0, ficando com o primeiro lugar na cidade e o terceiro em todo o estado. Em seguida, vieram a Escola Estadual Cônego Getúlio com 7.8, também uma das melhores do estado, e a Escola Estadual Antônio Dias Maciel - Normal, com 7.7. A melhor entre as escolas da Rede Municipal foi a escola Norma Borges Beluco, com 7.3. Depois vieram a Escola Maria Inez Rubinger, com 6.9, e a Escola Municipal José Paulo de Amorim, com 6.5.
Nos anos finais, as escolas estaduais mais uma vez saíram na frente. O Colégio Tiradentes da Polícia Militar ficou em primeiro lugar, com 6.3, a outra instituição que se destacou no estado. Depois veio a Escola Municipal Maria Inez Rubinger, com 6.2. A Escola Estadual Marcolino de Barros teve 5.7 e ficou em terceiro. Em quarto, a Escola Norma Borges Beluco recebeu o índice de 5.6. A Escola Municipal Gino André Barbosa ficou com 5.5 e a Escola Estadual Antônio Dias Maciel - o Normal- recebeu o índice de 5.4.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Muitos criticam tal método, porque, a pressão para garantir bons resultados na avaliação, faz com que a própria escola camufle dados. Por exemplo, ao invés de registrar como desistência de alguns alunos, muitos são registrados como transferidos. E outro fator bastante recorrente é que professores se veem forçados a aprovar alunos, mesmo sem eles adquirirem as habilidade básicas para garantir o bom resultado, já que o índice de aprovação é um dos principais itens avaliados.
Autor: Farley Rocha
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