Entre os dias 18 e 20 de Junho será realizado em Patos de Minas a primeira edição do aporta - Encontro Estudantil de Artes Cênicas, uma iniciativa da Associação No Ato Cultural, com o apoio da Prefeitura de Patos de Minas e patrocínio do Fundo Estadual de Incentivo à Cultura.

Na programação estão espetáculos de seis grupos que participaram de dez festivais de teatro estudantil de diferentes partes do país, indicados por organizadores destes festivais para participarem do aporta. Além das apresentações, os grupos, organizadores e produtores participarão também de encontros - as chamadas frestas - outro lado importante do aporta.

Depois de 12 anos realizando o FETO, Festival Estudantil de Teatro em Belo Horizonte, a Associação No Ato Cultural sentiu a necessidade de trocar experiências e criar uma rede colaborativa entre outros festivais do país também voltados para a produção estudantil.

Assim surgiu o aporta. O objetivo é que, a cada ano, uma cidade que promova um festival estudantil possa receber o encontro. Para inaugurar o projeto, foi escolhida Patos de Minas: uma cidade mineira que já conta com um festival estudantil importante e que recebeu bem a idéia.

Os patenses terão a oportunidade de assistir a seis espetáculos vindos de diferentes localidades, os três espetáculos de rua serão gratuitos e outros três terão preços populares. Além dos espetáculos o público em geral e os artistas locais e da região poderão acompanhar os encontros (as frestas), que serão grandes momentos de encontros e trocas.

O nome aporta vem do verbo aportar: chegar ao porto. Os participantes do encontro chegarão, aportarão, vivenciarão as ações do encontro e depois voltarão para suas cidades carregando toda a bagagem que adquiriram durante o Aporta. Além disso, O projeto pretende ser uma porta de entrada para a vida profissional para muitos grupos de teatro estudantil. A experiência da apresentação, da pequena temporada, do público e da viagem são etapas importantes para quem vive o teatro.

Apresentações
As apresentações em praças públicas serão gratuitas e as que acontecem em espaços fechados terão os ingressos vendidos a preços populares: R$ 2,00 a inteira e R$ 1,00 a meia-entrada. Os locais que receberão as ações serão o Teatro Municipal Leão de Formosa, Teatro do SEST-SENAT, a Galeria Clênio Pereira, Praça do Fórum e a Lagoa Grande.

A programação conta com espetáculos adultos, infantis e infanto-juvenis e todos os grupos participantes foram indicados pela organização de festivais estudantis.

Frestas
Além das apresentações, os encontros são outro lado fundamental para se alcançar os objetivos do Aporta. Esses encontros são chamados de frestas e serão dois: uma fresta voltada para os grupos e outra para os organizadores dos festivais.

As frestas serão os momentos para conversas, intercâmbios e relatos de problemas e soluções sobre teatro, arte na escola, educação, entrada no mercado de trabalho e tudo que permeia o universo do teatro estudantil.

Os encontros serão mediados pela atriz e arte -educadora Gláucia Vanderveld e pela Gestora Cultural Fernanda Vidigal, atriz e coordenadora do Festival Mundial de Circo do Brasil.

Blog


Para potencializar os resultados do Aporta, está no ar o blog http://encontroaporta.wordpress.com. Através dele, é possível conhecer a programação, os grupos e festivais participantes, encontrar notícias sobre o aporta e acompanhar em tempo real as frestas.

O blog continuará em funcionamento após o aporta, para que seja um ponto de encontro para reflexões sobre o teatro estudantil.

O aporta conta com os seguintes espetáculos em sua programação :

- A Ver Estrelas - Belo Horizonte / MG
- Decamerão: O Santo Milagreiro - Patos de Minas / MG
- O Pote Vazio - Belo Horizonte / MG
- O Primeiro Vôo de Ícaro - Tatuí / SP
- O Sumiço da Galinha Maristela - Igarassu / PE
- Tantas Outras Quantas - Campinas / SP

Estarão presentes também representantes da organização dos festivais:

- FETE - Festival Estudantil de Itabira (MG)
- Festival Estudantil de Teatro e Dança (Recife/PE)
- Festival Universitário de Patos de Minas (MG)
- FETO - Festival Estudantil de Teatro (Belo Horizonte/MG)
- Festival Estudantil de Teatro do Sesi (Sorocaba/SP)
- FETESP - Festival Estudantil do Estado de São Paulo (Tatuí/SP)
- Festival Estudantil de Indaial (SC)
- Festival Estudantil de Rio Sul (SC)
- FETRAN - Festival Estudantil Temático Teatro para o Trânsito (Cuiabá/MT)
- Festival Universitário de Teatro de Blumenau (SC)