Vista aérea de Patos de Minas.

O Comitê Extraordinário da Covid-19 em Minas se reuniu nessa quarta-feira (18) para avaliar a situação da pandemia no Estado. A região de saúde Noroeste, da qual Patos de Minas faz parte, se manteve na onda verde do Plano Minas Consciente por mais uma semana. Entretanto, houve regressão em outras regiões do Estado, sendo que duas delas voltaram para a onda vermelha, que é a mais restritiva.

O Comitê Extraordinário Covid-19 constatou o aumento de 11% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Com a decisão, as regiões Nordeste e Leste passam para a onda vermelha – onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar. Já as regiões Leste do Sul e Sudeste retornam para a onda amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza.

A região do Vale do Aço permanece na onda amarela, enquanto as demais nove regiões (Triângulo do Norte, Triângulo do Sul, Sul, Oeste, Centro, Noroeste, Norte, Jequitinhonha e Centro-Sul) ficam na onda verde, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

As autoridades de saúde do município também estão preocupadas com a situação, principalmente porque o Governo de Minas anunciou que vai fechar os leitos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Hospital Regional. A quantidade de leitos disponíveis é um dos quesitos analisados pelo Plano Minas Consciente para fazer a flexibilização das ondas e, com menos leitos, o município pode regredir.

O boletim divulgado nessa quarta-feira mostrou Patos de Minas com 3018 casos confirmados e 84 mortes. O secretário de estado da saúde, Carlos Eduardo Amaral, descartou a hipótese de Minas ter uma segunda onda da Covid-19, mas alertou a população para continuar se cuidando.  “É fundamental que os mineiros participem das ações de controle, com o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social”, finalizou ele.