Autoridades, ambientalistas e representantes da sociedade participaram na manhã desta sexta-feira (27) da reunião do Comitê Hidrográfico do Entorno da Represa de Três Marias. Os comitês são os órgãos responsáveis legalmente pela deliberação de assuntos relacionados aos recursos hídricos.

Patos de Minas está presente em três comitês hidrográficos. Além do Entorno da Represa de Três Marias, o município faz parte do Comitê Hidrográfico da bacia do Paranaíba e do Comitê Hidrográfico da Bacia do Paracatu. Isso ocorre por causa da presença das nascentes de alguns afluentes no município.

Durante o encontro em Patos de Minas, autoridades e membros do comitê levantaram uma pauta extensa. Entre os assuntos discutidos está a proposta de construção das mini usinas hidrelétricas na região. Só no Rio Areado e no Rio Abaeté estão programadas as construções de 7 PCHs. Os membros do comitê estão receosos com o impacto ambiental que elas podem causar.

O promotor de justiça e curador do meio ambienta, Paulo Henrique Delicole mostrou a forma de atuação do Ministério Público de Patos de Minas em relação às questões ambientais na região. O promotor de justiça Marcelo Mafra falou sobre a atuação das Coordenadorias das Promotorias de Justiça do São Francisco.

A reunião dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Represa de Três Marias termina a noite com um encontro de confraternização nas dependências do Parque de Exposições.

Autor: Farley Júnio