Patos de Minas foi premiada por estar entre as 100 Melhores cidades com Qualidade de Vida, dentre as cidades brasileiras. A premiação foi realizada na noite dessa terça-feira (24) no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. A prefeita Béia Savassi recebeu o prêmio em nome do município.


Patos apresenta índice de qualidade de vida privilegiado dentre as cidades brasileiras, segundo a avaliação da Organização Mundial de Estados, Municípios e Províncias (OMEMP). A solenidade de entrega do título é uma promoção da Organização Brasil Américas.

A escolha foi feita por meio de uma pesquisa de dados e do cruzamento de informações da Organização das Nações Unidas (ONU); Ministério das Cidades, Meio Ambiente, Turismo, Educação e Saúde; Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o Índice de Qualidade de Vida (IGV) das cidades brasileiras.

A Prefeitura de Patos de Minas tem investido muito para tornar a qualidade de vida do patense cada dia melhor. Os programas de saúde, educação, desenvolvimento social, cultura, esportes e lazer do município têm recebido investimentos substanciais, não só da prefeitura, como também dos governos estadual e federal.


Outra área que tem merecido destaque, é o incentivo à geração de empregos no município. Dados do ministério do Trabalho e Emprego mostram que de janeiro a outubro de 2009, Patos de Minas gerou 1.554 novos empregos formais, com um crescimento de 5,79%. A média de crescimento do emprego no estado de Minas Gerais foi de 3,38% e no Brasil, de 3,64%.