Patos de Minas pode ter chuva até o fim de semana. A previsão é de que chova até 166 milímetros nos próximos 6 dias. O sol nos dias seguintes deve sair durante a manhã e à tarde, mas haverá muitas nuvens.

De acordo com o Clima Tempo, serão 20 milímetros nesta segunda-feira (03), 12 mm na terça-feira (04), 25mm na quarta-feira (05), mais 25 mm na quinta-feira (06), 35 mm na sexta-feira (07), 20 mm no sábado (08) e 29 mm no domingo (09).

Na semana seguinte, também deverá ser de chuva. O Rio Paranaíba em Patos de Minas está beirando a marca dos 6 metros acima do nível normal e a Defesa Civil já monitora a situação para evitar transtornos à população.

Entenda como funciona a medição da quantidade de chuva

A previsão para Patos de Minas mostra que deve cair 166 milímetros de chuva por metro quadrado na região. “Se dissermos que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia”, explica o site da Nova Escola.

Para chegar a esse índice, as centenas de estações meteorológicas espalhadas pelo país utilizam um aparelho conhecido como pluviômetro. Há vários modelos diferentes, mas o instrumento constitui-se, basicamente, do funil de captação e básculas que enviam sinais elétricos para uma estação meteorológica. Com base em todos os aparelhos instalados na cidade, é possível chegar à média da precipitação observada na área total.

Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo. Por fim, os diagnósticos que permitem afirmar que choveu mais ou menos do que o esperado para a semana ou o mês estão relacionados com gráficos elaborados com base na média de chuva em cada período.