A Campanha de Vacinação contra a Gripe/ H1N1 termina nesta sexta-feira (10) em todo o país. Em Patos de Minas a meta está bem próxima de ser alcançada, mas a procura dos idosos e gestantes, os principais alvos da campanha, ainda está abaixo do esperado. A vacinação gratuita para esta parcela da população tem o objetivo de evitar complicações da doença.

Tem direito a vacina gratuita contra a gripe, as pessoas com 60 anos ou mais de idade, os trabalhadores de saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses aos menores de dois anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos de pessoas portadoras de doenças crônicas e a população privada de liberdade. Quem ainda não se vacinou deve comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A cobertura vacinal na região da Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, até a manhã dessa quinta-feira (09) havia alcançado o percentual de 81% de cobertura vacinal, portanto, acima da meta de 80% estipulada pelo Ministério da Saúde. Os municípios de Patos de Minas, Guarda-Mor e São Gotardo, no entanto, ainda não alcançaram a meta geral.

A maior preocupação é com as gestantes e com os idosos. Apesar da importância da vacina, este público específico ainda não alcançou a meta em muitos municípios da região. Os órgãos de saúde recomendam que as pessoas procurem a Unidade de Saúde mais próxima de casa para receberem a imunização até esta sexta-feira (10) quando termina a Campanha.

Autor: Maurício Rocha