Pacientes que foram à UPA de Patos de Minas nesta sexta-feira (15) reclamaram muito do atendimento. Eles reclamaram de superlotação e da falta de médicos no local. Cansada da demora para receber auxílio médico, uma mãe foi embora com o filho passando mal.

Um funcionário da unidade disse que não tinha médico na unidade para realizar os atendimentos. “Tem paciente lá dentro que está com convulsões há pelo menos duas horas e meia” disse o profissional que preferiu não gravar entrevista. Com a demora no atendimento, a UPA ficou lotada e tinha gente aguardando do lado de fora da unidade.

A falta de médico, principalmente de pediatra, era a principal queixa dos pacientes. “Eu estou aqui desde 07h00 e até agora não fui atendida, é um descaso o que estão fazendo conosco” disse uma mulher. Outra relatou que o filho está ardendo em febre e não foi atendido desde a hora do almoço. “É uma vergonha, a gente ter que ir embora com os filhos da gente passando mal porque não tem pediatra, uma vergonha” finalizou.

De acordo com a Secretária de Saúde Ana Carolina Caixeta, o município está tomando todas as medidas para que o problema da lotação da UPA seja resolvido. Ela disse que a lotação é um reflexo pós Covid-19 e que as pessoas precisam buscar as Unidades Básicas de Saúde antes de irem à UPA. Ela disse também que o município está trabalhando juntamente com a Santa Casa e as USFs para desafogar os atendimentos na Unidade de pronto Atendimento.