Segundo Mariah Figueiredo, foram convidados 63 municípios do Brasil que apresentaram epidemias de dengue no período de 2008 a 2012.
A Diretora de Vigilância e Saúde, Mariah Luzia Figueiredo, esteve representando Patos de Minas, na última quarta-feira, 21/5, em São Paulo, num evento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde com o objetivo de realizar um inquérito sorológico de dengue como atividade preparatória do sistema de vigilância. O objetivo é o desenvolvimento de uma vacina contra a dengue em 4 anos.

Segundo Mariah Figueiredo, foram convidados 63 municípios do Brasil que apresentaram epidemias de dengue no período de 2008 a 2012. Os municípios do estado de Minas Gerais selecionados foram: Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Montes Claros, Muriaé, Patos de Minas, Sete Lagoas e Uberaba. “Serão realizados testes sorológicos para dengue com pesquisa de anticorpos IgG, considerado indicador de contato pregresso com agente infeccioso”, informou.

Os critérios definidos conjuntamente com o Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD) para a seleção dos Municípios onde serão realizados os inquéritos foram o de incidência maior que 300 casos por 100.000 habitantes em ao menos dois dos últimos quatro anos e população entre 100.000 e 1.000.000 de habitantes.

Os exames serão todos voluntários e os indivíduos que concordarem em participar deverão assinar um termo de consentimento livre e esclarecido, de acordo com o padrão adotado pela Comissão Ética e Análise de Pesquisas da Instituição de Ensino e Pesquisa de nível superior que sediará o projeto.

As faixas etárias selecionadas para participarem do inquérito variam entre 1 e 20 anos. O material será coletado em um local indicado pelo laboratório Hermes Pardini, o qual será responsável também pelo envio das amostras.

A coleta será realizada nas Unidades Básicas de Saúde pelos profissionais do laboratório e será em conjunto com a Campanha Nacional de Multivacinação que acontecerá no período de 13 a 30 de setembro deste ano.

O Município fica responsável por definir as Unidades Básicas de Saúde, preparar a sala de coleta em cada Unidade participante, receber a equipe de coleta do laboratório contratado para a realização da sorologia, contatar as famílias, obter o consentimento e a assinatura do Termo de Consentimento Esclarecido e encaminhar os pacientes para o local da coleta, além de receber os resultados e repassá-los para as famílias que procuram os serviços na Unidade Básica de Saúde.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas