O patense Rodrigo Maicow de 34 anos terá sempre na memória uma história e tanto para contar. Ele percorreu sozinho a trilha de Salkantay, em Cusco, no Peru. Ele fez o trajeto de 72 km até a antiga cidade Inca de Machu Picchu. Foram 5 dias de caminhada, muitos desafios psicológicos, mas uma conquista deslumbrante registrada em fotos e vídeos.

Rodrigo Maicow, que é publicitário em Patos de Minas, percorreu, durante cinco dias, a mesma trilha que os incas faziam em busca de iluminação, até chegar a Machu Picchu. A caminhada começou dia 28 de julho de 2022, quando Rodrigo desembarcou no Peru para fazer o percurso. Após alguns dias em Lima, Rodrigo partiu para Cusco, onde se preparou para iniciar sozinho o trajeto de 72 quilômetros por Salkantay até a antiga cidade inca de Machu Picchu.

Rodrigo conta que optou por fazer a trilha sozinho para vivenciar a experiência que os incas tinham quando a percorriam. O patense é estudioso do tema ‘Autoconhecimento e Desenvolvimento Humano’, e acredita que experiências como essa ajudam a compreendê-lo na prática.

“Quando decidi embarcar nessa aventura, eu sabia que não seria fácil e que ela exigiria de mim muito preparo físico e, principalmente, emocional. Caminhar sozinho, por alguns dias, num lugar totalmente desconhecido, com clima e ambiente adversos, me parecia desafiador e empolgante ao mesmo tempo. Os primeiros dias foram muito difíceis. O clima gelado e a altitude fazem o corpo e a mente quererem desistir o tempo todo. Após o terceiro dia, encontrei três pessoas que, assim como eu, faziam a trilha sozinhas. Esse encontro foi confortante e um grande presente. No último dia, cada um seguiu seu caminho, e eu parti para Machu Picchu para concluir o maior desafio da minha vida até então. Salkantay é linda e vale cada esforço para completar o desafio. Durante a viagem, encontrei um senhor que vive numa pequena casa nos arredores da montanha. Ele disse que a montanha acolhe e protege a todos, e que o deus Salkantay enche de felicidade quem passa por ali. Acredito nisso, porque eu realmente me senti muito feliz durante o caminho.”


Salkantay era percorrida por incas que buscavam autoconhecimento, elevação espiritual e queriam chegar a Machu Picchu. A caminhada oferece cenários deslumbrantes pelas montanhas nevadas, lagoas de degelo, cachoeiras, vales e cordilheiras andinas. A trilha é considerada pela revista NetGeo como uma das 25 melhores do mundo. A mesma revista indica a Rainbow Montain e o Laguna Humantay, também localizados nos andes peruanos, como os tours mais bonitos, imperdíveis e que devem ser feitos antes de morrer as quais Rodrigo também conheceu.

A trilha está localizada a Oeste da cidade de Cusco. Salkantay é a segunda maior montanha nevada do Peru, a 4.600 metros acima do mar. Seu topo está a 6.720 metros. Ela é, na cosmovisão andina, a montanha nevada mais importante da Cordilheira de Vilcabamba, pois é considerada o Apu Sagrado (espírito da montanha) mais poderoso e que protege os povoados de Mollepata, Limatambo, Choquequirao e Machu Picchu, pelos caminhos de Chinchaysuyo e Antisuyo.

“Salkantay é uma trilha inca clássica, que precisa ser planejada com vários meses de antecedência. Ela foi a melhor opção para chegar a Machu Picchu. Foram cinco dias muito intensos, um total de 72 km de caminhada, 4.600 metros de altitude alcançados, com direito a neve, chuva, suor, muitos calos, muitas emoções e dias que vão ficar guardados para sempre na memória.” E nesta sexta-feira (11), Rodrigo Maicow vai participar do Contraponto às 18h00 Para falar mais sobre essa experiência que foi pra lá de aventura. Quem gosta de uma boa história não pode perder.