A segurança alimentar importa em manter a qualidade dos alimentos que são levados à mesa dos consumidores. Essa preocupação ganha relevo no contexto da pandemia do COVID-19.

O Código de Defesa do Consumidor garante o respeito à saúde e à segurança, objetivando a melhoria da qualidade de vida através da transparência e harmonia nas relações de consumo.

O Brasil tem respondido com eficiência a esta necessidade através da agricultura tecnológica que beneficia não só o produtor, mas também aos consumidores, pois possibilita a rastreabilidade dos alimentos.

Deste modo, será conhecido o local em que o alimento foi produzido, permitindo aferir se a propriedade respeita reservas legais ambientais, os agrotóxicos usados e suas dosagens.

Os consumidores preferem rótulos que contenham informações úteis e de fácil compreensão.

Em um tempo que a preocupação com a saúde tem cada vez mais relevância, seria um bom sinal de respeito aos consumidores se os fornecedores de refeições, lanches, sobremesas, salgados etc., respeitassem a lei e rotulassem seus produtos, deixando os consumidores mais seguros.