A cerimônia contará com a presença dos 32 candidatos eleitos pelas duas cidades.

A Cerimônia de Diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em Patos de Minas e em Lagoa Formosa já tem data e local definidos. A solenidade será realizada no dia 18 de dezembro, sexta-feira, às 18h, no Salão do Júri do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). A diplomação faz parte do calendário eleitoral, pois, sem ela, os eleitos não podem tomar posse em seus cargos.

A cerimônia contará com a presença dos 32 candidatos eleitos pelas duas cidades, além da equipe da Justiça Eleitoral e de algumas autoridades locais. Com base nas normas de segurança sanitária adotadas, em razão da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (COVID-19), houve a redução no número de convidados em relação às edições anteriores.

Além disso, São Gonçalo do Abaeté e Varjão de Minas, que costumavam realizar a diplomação de seus candidatos junto a Patos de Minas, terão suas próprias cerimônias neste ano. O evento nessas cidades ocorrerá no dia 17 de dezembro, às 13h e às 15h, respectivamente. Somente os candidatos eleitos e um suplente participarão da festividade em cada local.

Em outras cidades da região, a solenidade de diplomação foi suspensa, para evitar aglomerações em meio à pandemia de Covid-19. Os candidatos eleitos em Matutina, Rio Paranaíba, São Gotardo e Tiros deverão retirar seus diplomas no cartório ou nos postos da Justiça Eleitoral de cada município, de forma individual. Outras localidades do Brasil, como Betim, em Minas Gerais, e Florianópolis, capital de Santa Catarina, também optaram por cancelar a cerimônia.

A diplomação é uma etapa indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos a que concorreram nas urnas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a solenidade confirma que o político escolhido pelo povo “cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto para exercer o mandato”.

A cerimônia de posse dos eleitos de Patos de Minas está marcada para o dia 1º de janeiro de 2021, no novo Centro de Convenções do Unipam e também terá presença de público limitada por causa da pandemia da Covid-19.