Os pais de alunos que faziam fila na porta da Escola Estadual Professor Modesto para garantir a vaga do filho em 2010 entraram em acordo e desistiram da espera. As matrículas serão feitas somente na próxima semana e eles teriam que passar seis dias enfrentando sol e chuva na calçada da escola.

A fila começou a se formar na terça-feira (08). Só no primeiro dia, mais de 50 pessoas foram para a porta da escola que em 2010 vai abrir 120 vagas para a série inicial. Teve gente que levou garrafa de café, muita comida, radinho de pilha e livro para suportar os dias de espera.

Para muita gente, no entanto, a fila para garantir vaga na escola se tornou uma forma de ganhar de dinheiro. Tinha gente segurando lugar na fila por R$ 200,00. Pais e mães de crianças que estavam na fila pediram a interferência dos órgãos de educação para evitar a dolorosa espera.

A superintendente regional de ensino, Susie Pereira, informou que nem o órgão e nem a escola podem interferir nesta questão. “Fazer filas é um direito que as pessoas têm”, informou. Ela disse, no entanto, que a longa espera na porta da escola é desnecessária, já que o período de matrículas será de 14 a 18 de dezembro.

A superintendente de ensino disse que existem outras boas escolas em Patos de Minas e que nenhum aluno vai ficar fora da escola. Susie informou que o município dispõe de mais de 1800 vagas para a série inicial e que a demanda não passa de 1400 vagas.

Depois de refletir sobre a situação, os pais que estavam acampados na porta da escola decidiram desistir da fila e voltar para suas casas. As matrículas na Escola Estadual Professor Modesto terão início no dia 14 de dezembro.