Dezenas de estudantes e pais manifestaram em frente à escola.

Dezenas de pais e alunos da Escola Estadual Professor Modesto fizeram uma grande manifestação na tarde desta terça-feira (09). Com faixas, cartazes e palavras de ordem, eles protestaram contra a exoneração da diretora Ivanilda Lopes Soares Ferreira. A justificativa do manifesto é porque a diretora é da uma das responsáveis pelos ótimos resultados conquistados pela escola que se tornou modelo para a educação pública do estado e até do país. Eles querem que ela permaneça na direção.

A rua que passa em frente à escola foi interditada para o protesto. Aos poucos dezenas de pais e alunos chegaram com faixas, cartazes, apitos e balões. Eles se reuniram na porta da instituição e mostraram sua indignação. Janaína Mara da Silva, mãe de um aluno que está concluindo os anos iniciais do ensino fundamental, ressaltou o trabalho da diretora. Segundo ela, Ivanilda é uma excelente gestora e merece ficar na escola.

Elianderson Carneiro e Valter Soares, que também são pais de alunos da escola, protestaram contra a exoneração. Eles salientaram a competência de Ivanilda que conseguiu levar a escola a ter um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB do Brasil. Indignados com o afastamento da diretora, eles questionaram os reais motivos da atitude. Eles suspeitam de “rixa pessoal”, já que não houve um procedimento administrativo como determina a legislação.

Segundo os pais, a intenção de exonerar Ivanilda teria ocorrido após uma mãe denunciar que a diretora teria pedido R$1,00 de contribuição. No entanto, eles argumentam que a escola não solicitou qualquer quantia aos pais. Segundo Janaína, apenas quem tem condições é que faz a contribuição espontaneamente. Ela contou que o dinheiro serve para manter a escola, já que o governo não consegue oferecer tudo que a escola necessita.

Os pais informaram que na manhã desta quarta-feira (10) outra manifestação será feita em frente à Superintendência Regional de Ensino, na Rua Dona Luiza. A intenção é sensibilizar as autoridades para que decidam pela permanência da diretora que foi eleita pela comunidade de pais e professores.

Tentamos contato com a superintendente regional de ensino, Susie Adriane Silva Pereira, na superintendência, porém nossa reportagem não conseguiu contato.

Autor: Farley Rocha