Membros da recém criada Associação dos Pais dos Autistas de Patos de Minas usaram a Tribuna Livre.
A reunião ordinária da Câmara Municipal nesta quinta-feira (12) abriu espaço para uma discussão em torno do autismo. Membros da recém criada Associação dos Pais dos Autistas de Patos de Minas usaram a Tribuna Livre e tiraram dúvidas a respeito do transtorno que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. O Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo foi aprovado.

O Autismo é uma disfunção global do desenvolvimento, que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, afetando a socialização e o comportamento em geral. De acordo com Paulo César de Oliveira, presidente da Associação, a doença afeta cerca de 1.500 pessoas em Patos de Minas, algumas de forma mais branda, outras de maneira severa. A Associação, segundo ele, foi criada para auxiliar as famílias de pessoas autistas.

A enfermeira, Vânia Ruth Sevalhos é mãe de autista. Ela esclarece que o diagnóstico precoce é fundamental para alcançar bons resultados no tratamento. Aliás, o custo do tratamento é uma barreira para os pais dos autistas. A demanda por médicos e especialistas é a maior dificuldade enfrentada pelas famílias. A Associação será uma ferramenta para auxiliar os pais dos autistas.

E quem quiser conhecer mais sobre o autismo, a Associação vai promover uma Jornada em Patos de Minas para desmistificar o assunto. O encontro vai acontecer nos dias 19 e 20 de outubro, com a realização de palestras e a participação de especialistas no assunto. As pessoas interessadas em participar da Jornada devem ligar para (34) 3061 9136.

Com relação ao Projeto de Lei aprovado na Câmara, fica instituída a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a ser realizada na primeira semana de abril de cada ano. Durante sete dias, o município deverá promover campanhas publicitárias e institucionais, seminários, palestras e cursos sobre o distúrbio de autismo.

Autor: Maurício Rocha