Pacientes com problemas renais que dependem de transporte da Prefeitura reclamam da precariedade do veículo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. E além de estar em condições precárias, o automóvel não comporta todos. A Administração Municipal informou que a situação é temporária.

“Venho através deste pedir uma ajuda pra nós que fazemos hemodiálise. Tem dia que não temos van, quando tem não cabem todos, vem num Doblô que é preciso dar duas viagens. Queria pedir ajuda às autoridades porque do jeito que está, daqui uns dias, não vamos ter transporte digno”, desabou uma paciente em mensagem ao Patos Hoje.

Os pacientes alegam que já tiveram que ficar no meio do caminho quando o veículo usado no transporte apresentou defeito e não conseguiu chegar. Uma das portas não abre. A fechadura está coberta por fita adesiva. “A gente usa o transporte da Prefeitura porque não temos condição de ir até a clínica por conta própria”, diz a dona Eva.

Pacientes renais crônicos precisam fazer hemodiálise até três vezes por semana. O tratamento é essencial para a sobrevivência dessas pessoas. Elas pedem que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilize um veículo com melhores condições de transporte.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a van que realiza o transporte dos pacientes encontra-se em manutenção devido a problemas mecânicos, e a previsão é de que até o fim do mês de dezembro volte a realizar as viagens. Enquanto isso, a Prefeitura de Patos de Minas dispõe de veículos menores, como a doblô, para garantir que os mesmos sejam transportados gratuitamente e em segurança.

“A Secretaria Municipal de Saúde tem ciência de que o transporte não é o ideal para o número de pacientes atendidos, mas continua trabalhando para a renovação das frotas do município e em melhorias na qualidade de atendimento do setor como um todo”, informou.