O Hospital de Campanha começou nesta segunda-feira (01) a receber pacientes com sintomas de Covid-19 em Patos de Minas. Entretanto, o que era para ser uma solução para os problemas em relação à pandemia, se tornou mais um transtorno, pelo menos nesse primeiro dia de atendimento. Nossa reportagem foi até ao Hospital de Campanha nesta tarde e flagrou pacientes próximos uns aos outros e alguns estavam sentados no chão, em pé e também nas escadas.
A situação de Patos de Minas está cada dia mais crítica no sentido de ocupação de leitos hospitalares. O que impressiona é que quase 100% dos leitos já estão ocupados e a quantidade de pessoas buscando atendimento não para de crescer. Várias pessoas que buscaram atendimento no Hospital de Campanha relataram a demora para ser atendido. De acordo com uma comerciante de 31 anos, a situação neste primeiro dia não foi nada agradável. “Cheguei aqui às 09h00, agora são 13h30 e não fui atendida”, disse ela.
Além disso, ela nos contou que apenas um médico estava atendendo os pacientes e que as fichas estavam simplesmente desaparecendo. “Teve gente aqui que fez a triagem duas vezes. Eles perderam as fichas e tiveram que fazer de novo. Aqui está muito desorganizado, não pode ser assim”. Embora o local possua álcool em gel, as outras medidas como distanciamento não estavam sendo seguidas. Nós registramos imagens que mostram pacientes um ao lado do outro. Alguns estavam em pé aguardando atendimento, outros sentados no chão e outros em uma escada.
Durante o final de semana, Patos de Minas somou mais de 160 casos e o número de internados passou de 80. Esses são os maiores números já registrados na capital do milho. A maior parte das UTIs está ocupada por pessoas de localidades vizinhas, porém isso se justifica porque Patos de Minas é cidade polo na Macrorregião Noroeste e sempre foi referência para atendimento em saúde. O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e aguarda um posicionamento.
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal envivou a seguinte nota sobre o primeiro dia do pronto atendimento Covid-19 no novo local:
“- foram realizados mais de 100 atendimentos realizados até meados desta primeira tarde de funcionamento;
- o atendimento no dia 01/02 contou com três médicos plantonistas, normalizando os atendimentos na parte da tarde;
- tivemos também a presença da Secretária de Saúde no acompanhamento do primeiro dia, vendo de perto as mudanças feitas e apontando adequações necessárias.
Vale lembrar que, diante do grande volume de pacientes, é inevitável que ocorra um tempo de espera.
Além disso, destaca-se que que o centro foi transferido de local sem cessar os atendimentos, ou seja, é bastante natural que as primeiras horas tenham algumas intercorrências.
A prefeitura ressalta o esforço de suas equipes de saúde para minimizar o sofrimento daqueles que aguardam pela consulta. Lembra-se que pessoas com sinais e sintomas gripais leves devem procurar as USFs de referência.”
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