Luís Eduardo Falcão Ferreira, de 36 anos, foi eleito prefeito de Patos de Minas nesse domingo (15) com 38.415 votos - 52,92% do total de votos válidos. Uma grande diferença de 19.053 votos para a segunda colocada Beia Savassi, que teve 19.362 votos - 26,67% do total de votos válidos. O resultado das urnas, no entanto, não foi construído por acaso. Veja os motivos que levaram o candidato do Podemos à vitória.
Incentivo à mudança
Um dos principais responsáveis pela expressiva votação do governador Romeu Zema em Patos de Minas há dois anos, Luís Eduardo Falcão incentivou desde então o sentimento de mudança e renovação na política. Na campanha, ele procurou se afastar dos grupos tradicionais da política patense, taxando as lideranças partidárias de coronéis e destacando que o Brasil mudou, Minas também e agora era a vez de Patos. A ideia da renovação foi reforçada ainda por ele não ter disputado outra eleição e por ser mais jovem do que os principais oponentes, Beia Savassi e Arnaldo Queiroz.
Decisão antecipada da candidatura
Falcão chegou a se frustrar com a decisão do Novo, seu antigo partido, de não lançar candidatura em Patos de Minas. Isso vinha sendo programado desde as eleições para governador em 2018. Apesar da frustração, ele não desistiu e ingressou no Podemos, onde conseguiu apoio para lançar a candidatura pela Coligação Renova Patos junto com o PL e PTC.
Apoio de voluntários
Integrante do Movimento Vivacidade, que reúne pessoas interessados em buscar o desenvolvimento da cidade, Falcão conseguiu atrair muitos voluntários, em números que foram crescendo ao longo da campanha.
Apoio de lojistas e empresários
Grandes empresários da cidade abraçaram a campanha de Luiz Eduardo Falcão desde o princípio. Durante o pico da pandemia da Covid19, quando o comércio foi fechado como medida preventiva, Falcão participou de manifestações contra a medida e ganhou o apoio dos lojistas.
Campanha nas redes sociais
Com menos tempo na TV e no Rádio para a propaganda eleitoral gratuita, Falcão concentrou sua campanha nas redes sociais. A mensagem forte da mudança estava presente no jingle e nas peças publicitárias. Ele arregimentou diversos grupos de whatsapp, por onde espalhou mensagens simples e fáceis de serem compartilhadas. Isso fez com que o número de apoiadores digitais crescesse e mostrasse força, fazendo com que os eleitores acreditassem na candidatura Falcão/Sandra Gomes.
Estrutura financeira
Embora tenha alardeado uma campanha humilde e sem grandes gastos, Luiz Eduardo Falcão não economizou, a ponto de pagar por uma única pesquisa o valor de R$ 32 mil. O limite de gastos estipulados pela Justiça Eleitoral em Patos de Minas foi de pouco mais de R$ 674.608,87.
Erros estratégicos dos adversários
Falcão também contou com erros estratégicos dos principais adversários que, incialmente, menosprezaram sua candidatura e quando perceberam o movimento de mudança, incentivado nas próprias rádios de Elmiro Nascimento, já não dava mais para reagir. Além disso, Beia Savassi que iniciou a campanha liderando as intenções de voto conviveu com um racha dentro do partido. O atual prefeito José Eustáquio, que ainda está no DEM, declarou apoio a Arnaldo Queiroz depois de ser excluído da disputa.
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