Quem passou pelo Trevo da Pipoca, entroncamento da BR365 com a BR354, em Patos de Minas, se assustou com um acidente grave envolvendo um ônibus e um carro, na manhã desta quarta-feira (19). Felizmente, a ação era uma simulação coordenada pelo Corpo de Bombeiros e que envolveu diversos órgãos de segurança pública. O objetivo foi capacitar ainda mais os socorristas para este tipo de ocorrência.

O simulado faz parte do encerramento do 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil e Resiliência Climática do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. Segundo o tenente coronel Marcos, comandante do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros, o simulado foi preparado nos últimos dias com apoio dos diversos órgãos envolvidos, como: SAMU, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Transito, Transporte e Mobilidade e Defesa Civil de diversas cidades da região.

Na dinâmica, um ônibus, com 32 ocupantes de várias idades, e um carro, com dois ocupantes, se envolveram em um acidente. Os casos mais graves envolveram: uma vítima que ficou presa no interior do automóvel e necessitou do trabalho de desencarceramento do Corpo de Bombeiros, outra que estava em cima do ônibus e outra com fratura exposta na perna.


A organização preparou o acidente para que ele se parecesse o mais fiel possível com a realidade, tanto que as vítimas simularam estarem em estado de choque e tinha até mesmo os curiosos que ficaram próximos. Estudantes universitários, servidores, e agentes de segurança participaram como figurantes.

De acordo com a organização, o objetivo foi preparar os agentes de resposta para ocorrências reais. A escolha do Trevo da Pipoca foi justamente devido ao grande movimento que passa por ali diariamente. A organização também acompanhou o tempo resposta do envolvidos.