Os órgãos de saúde encontraram mais uma alternativa para incentivar os moradores a participarem das atividades de combate à dengue. A nova arma a ser utilizada em Patos de Minas é a troca de objetos que acumulam água e que podem servir de criadouro para o mosquito aeds aegypti por caixas de leite. O projeto será lançado neste sábado (27) na Praça do Cristavo.

O Projeto Troca Saudável contra a dengue é realizado pela Superintendência Regional de Saúde em parceria com a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto tem como objetivo conscientizar e promover a eliminação dos depósitos inservíveis, bem como dos resíduos sólidos urbanos que possam vir a acumular água e se tornar criadouros do mosquito da dengue.

1700 litros de leite serão disponibilizados para o Projeto Troca Saudável. Cada morador poderá levar para casa até 10 litros, dependendo da quantidade de materiais recolhidos. Cinco garrafas pet grandes ou cinco garrafas de vidro grandes valem um litro de leite. Cada pneu de carro de passeio também valerá um litro de leite. O Projeto possui uma tabela com os valores de cada objeto.

Quem participar da troca também concorrerá a outros brindes, doados pelo comércio local. Os materiais inservíveis e resíduos recicláveis recolhidos serão destinados respectivamente à Associação da Indústria de Pneumáticos – ANIP e à Associação Patense de Reciclagem – APARE, a fim de serem reaproveitados e reciclados.

E além da troca saudável haverá outras atividades educativas e o Unipam e o Senac vão prestar serviços à comunidade. E para ampliar as ações de combate à dengue, os órgãos de saúde iniciaram um mutirão de limpeza nos bairros Brasil, Brasília, Nossa Senhora da Aparecida, Cristo Redentor e Santa Terezinha. Os moradores devem colocar na calçada os objetos que desejarem descartar.

Autor: Maurício Rocha