Membros da Ordem DeMolay se reuniram para darem posse à sua nova diretoria para a cidade de Patos de Minas, em uma Cerimônia Pública festiva que ocorreu no Salão de Festas da Loja Maçônica Esforço e Trabalho.

Para aqueles que não conhecem, a Ordem DeMolay é uma organização para rapazes, nos moldes das fraternidades secretas das universidades, numa mistura de clube de serviço com sociedade filosófica. Patrocinada pela Maçonaria, seus membros devem seguir sete preceitos fundamentais, que na Ordem DeMolay representam os ensinamentos básicos da filosofia da instituição, e que são chamados pelos membros da Ordem de "7 Virtudes Cardeais": Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Conta em seu quadro de membros com jovens de diferentes escolas e universidades, de diversas religiões e alguns trabalhando nos diversos segmentos da sociedade.

Compareceram à Cerimônia de Posse, convidados em geral, DeMolays de outras cidades, Maçons, familiares de DeMolays, autoridades da instituição (que possui uma hierarquia organizada em forma de Federação), além dos membros do Capítulo Patos de Minas – sendo que o Capítulo representa a reunião dos DeMolays em determinada cidade; ou seja, cada cidade possui o seu Capítulo DeMolay – que foi o anfitrião da festa. A festiva foi presidida pelo líder do Capítulo, que recebe o título de Mestre Conselheiro, o jovem Emerson Rafael da Cunha Gontijo.

Antes de se proceder à posse da diretoria que conduzirá o Capítulo pelos próximos seis meses, também foi empossado o Conselho Consultivo do Capítulo, que é o grupo de Maçons que participam no auxílio e regência da organização, tendo sido empossado como novo Presidente Márcio Antunes Filgueira Júnior. Foram em seguida instalados os três DeMolays que guiarão os rumos da instituição: foi empossado como Mestre Conselheiro Pedro Miranda Jinkings, além de seus dois Conselheiros diretos: Philipe Alves Oliveira e Silva, como Primeiro Conselheiro; e Thiago de Assis Ferreira, como Segundo Conselheiro.

Antes de se encerrar a Cerimônia, foi dada a palavra franca àqueles que quisessem se manifestar, e que na ocasião foi utilizada por alguns convidados para externarem de maneira comovente seus sentimentos, ressaltando a importância da Ordem DeMolay para todos que ali estavam e enaltecendo seu papel de importante canalizador de energias para as sociedades que se tornam desenvolvidas. Foram então feitas homenagens pelo Mestre Conselheiro que se encontrava transmitindo o cargo, e que ao final apresentou um vídeo com passagens da gestão que se encerrava.

Ao final da tomada de Posse, todos os presentes foram convidados a permanecerem no Salão de Festas para um jantar de confraternização, que se estendeu até o início da madrugada, com acaloradas conversas e rica troca de experiências entre todos que animadamente permaneceram após a solenidade.

• Ivan Braga de Oliveira Lino é Sênior DeMolay, Servidor Público Estadual e Estudante do 4º ano de Direito no UNIPAM