Em uma ação integrada da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCESP) e Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), foi deflagrada, nesta terça-feira (26/9), a operação Piratas do Rio. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Miguelópolis (SP). Três suspeitos de integrar uma organização criminosa especializada em roubos a sítios e fazendas na região de Uberaba, em Minas, e em São Paulo foram presos temporariamente na ação.

Durante a operação, foram apreendidos um barco, celulares, documentos e uma arma de fogo com diversas munições, supostamente usada nos crimes. As investigações foram realizadas pela Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Rurais – do 5º Departamento de Polícia Civil em Uberaba – e Delegacia de Polícia Civil em Miguelópolis (SP), para apurar uma série de roubos a ranchos e propriedades rurais dos estados de Minas e São Paulo.

Conforme apurado, os investigados estavam aterrorizando donos de propriedades rurais à beira dos rios – o grupo se aproximava por eles, em canoas, e, ameaçando com armas de fogos e capuz, rendiam as vítimas e levavam pertences e dinheiro.

Dentre os presos, está um vereador da cidade de Miguelópolis, que trabalha como guia turístico nos rios.

A operação Piratas do Rio contou com a participação de 63 policiais civis e militares. Foram empenhadas 27 viaturas.

Dois presos foram encaminhados ao sistema prisional paulista, e um, para Minas.

Fonte: Ascom PCMG