A Polícia Militar de Meio Ambiente desencadeou, esta semana, a “Operação Piracema” para combater a pesca irregular e o comércio ilegal de peixes na região de Três Marias. A fiscalização foi realizada na segunda-feira (23) e na terça-feira (24) e terminou com a apreensão de uma grande quantidade de peixes, redes, tarrafas e prisão dos infratores.


A Operação Piracema teve a participação de 43 policiais militares e de 20 viaturas da 10ª Companhia Especializada de Meio Ambiente e Trânsito de Patos de Minas. Foram cumpridos 65 mandados de busca e apreensão em comércio e restaurantes, sendo encontradas diversas irregularidades.


O trabalho dos policiais terminou com a apreensão de 6.523 quilos de peixes, principalmente, surubim e dourado sem comprovação de origem. Duas pessoas foram presas em flagrante. Os militares também lavraram oito autos de infração administrativa totalizando em mais de R$ 20 mil.


Com este trabalho, a Polícia Militar de Meio Ambiente espera combater a pesca irregular e o comércio ilegal de peixes no período da piracema que vai até 28 de fevereiro de 2010 e tem como objetivo assegurar a proteção à reprodução natural das espécies de peixes nativos em fase de procriação.


A pesca durante a piracema sofre algumas restrições. Os pescadores e comerciantes têm que observar as portarias do IEF que regulam a pesca e o comércio de peixes neste período. Em caso de dúvida, basta fazer uma consulta na 10ª Companhia Especializada de Meio Ambiente e Trânsito, através do telefone 198. A ligação é gratuita.