A Polícia Civil, através da Delegacia de Furtos, Roubos e Tóxicos, deflagrou nesta sexta-feira (23) em um bairro nobre de Patos de Minas mais uma etapa da Operação Doping. Os policiais apreenderam cinco tipos de anabolizantes e prendeu um jovem de 25 anos. Os medicamentos proibidos pela ANVISA- Agência Nacional de Vigilância Sanitária- foram apreendidos.

De acordo com o Delegado Érico Rodovalho, a prisão se deu após levantamentos investigativos realizados pela equipe responsável de Investigadores da Polícia Civil nos últimos dias, em que veio a receber denúncias de que o indivíduo estaria envolvido com substâncias proibidas pela ANVISA.

Para tanto, uma equipe da Polícia Civil procedeu abordagem no respectivo endereço residencial, no Bairro Caiçaras, quando foram localizados dois frascos de Nandrol injetável, 200mg/ml com 10ml cada, 1 frasco de Enantest 200mg/ml injetável com 10ml, 1 frasco de Finaplix 10 ml com 100mg/ml, 1 frasco de Hemogenix contendo 100 cápsulas de 10mg cada, todos da marca Genix Pharma. Frisa-se que dentre esses medicamentos existem substâncias que são consideradas como anabolizantes, e por isso, tem sua venda e utilização proibidas pela Anvisa.

Com as diligências, o indivíduo recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil para análise e adoção das medidas que entender pertinentes. Em depoimento, ele indicou que o real proprietário seria outro indivíduo que reside no imóvel, e que ele adquiriu para reposição hormonal.

O delegado informou que o crime cometido em questão trata-se do previsto no  artigo 273, § 1º-B, I, do Código Penal, o qual tem pena prevista entre 10 e 15 anos de prisão. Entretanto, em 24/03/2021, o STF decidiu pela desproporcionalidade desta pena, vindo a fixar a pena entre 1 a 3 anos de prisão.

Érico Rodovalho destacou que a Polícia Civil segue adiante com a investigação para apuração e identificação de todas as práticas ocorridas em Patos de Minas, além de levantar eventuais comercializações de produtos que sejam proibidos, contando com o apoio da sociedade para a continuidade da investigação.

O policial ressaltou também que a Polícia Civil vem reafirmar o seu compromisso de estar atenta a todas as denúncias repassadas pelas sociedade, e vem alertar a todos para ter o devido cuidado com toda a medicação buscada em seus tratamentos. Esta diligência da Operação Doping completa a terceira atuação da Polícia Civil em Patos de Minas com apreensão de medicamentos proibidos, vindo a alertar para que todas as pessoas que realizam essa prática ilícita parem com esse comportamento.

O delegado informou que as imagens e nome do investigado foram censurados devido à nova Lei de Abuso de Autoridade.