O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) deflagrou nesta terça-feira, 7 de junho, a Operação La Catedral, que busca desarticular as atividades do núcleo de uma das principais organizações criminosas responsável pelo tráfico de drogas e outros crimes na região de João Pinheiro, no Noroeste do estado. A ação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), regional de Paracatu, com apoio do Gaeco de Uberaba e da Polícia Militar.

Foram cumpridos 13 mandados de prisão preventiva, sendo um em Uberaba, um em Guarda-Mor e 11 em João Pinheiro. Quatro pessoas foram presas em flagrante, sendo duas por posse ilegal de arma de fogo e munição e duas por tráfico de drogas. Também foram cumpridos 25 vinte e cinco mandados de busca e apreensão em João Pinheiro, um no presídio de Uberaba e dois em Brasilândia de Minas.


Nas buscas foram apreendidos celulares, armas, munições, algumas porções de drogas, aproximadamente R$ 7 mil, balança de precisão e documentos. Os alvos da operação já eram investigados pelo MPMG através do Gaeco e Núcleo de Investigação Criminal de João Pinheiro.

O cumprimento dos mandados de busca e prisões preventivas contaram com apoio de 105 policiais militares, dez policiais penais, três promotores de Justiça, um servidor do Ministério Público, 36 viaturas da PMMG, um helicóptero e dois cães farejadores. As investigações prosseguem com a oitiva de testemunhas, investigados e a análise do que foi apreendido durante a operação, dentre outras diligências.


Fonte: Assessoria de Comunicação Integrada do Ministério Público de Minas Gerais