O acesso à educação de qualidade abre portas e transforma vidas. É do conhecimento de todos que a educação infantil é a base para um desenvolvimento futuro. Ela socializa, desenvolve habilidades, melhora o desempenho escolar no futuro, promove o lúdico, o ético, a cidadania e os laços afetivos, propiciando à criança resultados efetivos para toda a vida. Olhar o mundo novo que lhes é apresentado é fundamental. Enxergar, e bem, as novas possibilidades cria cidadãos que também contribuirão para um futuro melhor para si e para o mundo que os cerca.

É por isso que um grupo de voluntárias muito especial, composto pelas médicas oftalmologistas Dra. Marina Vilas Boas e Dra. Cristina Carvalho e as empresárias Joana Barros, Ludmila Falcão e Natália Persi, se uniu para olhar pelas crianças de Patos de Minas através do projeto OLHAR PELA EDUCAÇÃO. O objetivo do projeto é realizar consultas oftalmológicas para todas crianças do primeiro ano do ensino fundamental da rede pública de ensino, que apresentem alterações em triagem inicial realizada nas escolas. O projeto visa ainda conscientizar da importância da consulta oftalmológica infantil e treinar enfermeiros da redes pública para que consigam avaliar a acuidade visual dos pequenos.

A primeira semana de triagem na rede pública de ensino começou nesta segunda-feira, dia 7 de março. Foi um sucesso! 50% dos alunos, quase 600 crianças, já foram testadas.

Alunos, professores e diretores receberam nosso projeto com muito carinho. O teste de acuidade visual com a Tabela de “E” Snellen está sendo realizado pela equipe do Olhar Centro Oftalmológico, acadêmicos de Medicina do Unipam e voluntários do grupo Patos Solidária. Os alunos que apresentam alterações na triagem seguem para consulta oftalmológica e prescrição de tratamento clínico (óculos, oclusão, colírios), onde também serão presenteados com óculos doados pela Ótica Joana Barros.

Com criatividade e amor todos estão desempenhando suas tarefas para envolver e deixar as crianças bem a vontade.

Nos próximos dias, os testes serão finalizados e a previsão é que até abril, mais de 1000 alunos estejam com sua saúde ocular em dia e mais perto de um futuro promissor.