Patos de Minas vai ganhar uma entidade a mais para acompanhar as ações do Executivo e do Legislativo. Trata-se do Observatório Social, uma associação sem fins lucrativos, formada por representantes de entidades e da sociedade civil, que atua para contribuir com a melhoria da gestão pública.

O Observatório Social acompanha compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. Além disso, os Observatórios Sociais do Brasil atuam em outras frentes, como educação fiscal e a inserção de micro e pequenas empresas nos processos licitatórios, contribuindo para geração de emprego e renda.


Marcus Vinicius Maciel Trajano é coordenador da Implantação do Observatório Social do Brasil em Patos de Minas. Ele explica que a entidade não tem a função de simplesmente fiscalizar, mas sim de contribuir com a gestão dos recursos públicos. Mas o trabalho do Observatório Social é também de fiscalização, como ocorreu na Câmara Municipal de Uberlândia que terminou com a cassação de diversos vereadores.

A comissão organizadora do Observatório Social em Patos de Minas fará uma palestrada de apresentação no dia 09 de novembro, às 19h, no auditório da Fhiemg. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo endereço eletrônico https://bit.ly/observatorio2022 .