As obras realizadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura na rede pluvial da rua Barão do Rio Branco não foram suficientes para acabar com os problemas das enchentes. A chuva que caiu na tarde dessa segunda-feira (27) voltou a causar transtornos para os moradores e comerciantes do lugar. O trânsito também teve que ser interrompido.

Ao abrir a rede pluvial para fazer a desobstrução, os funcionários da Secretaria de Infraestrutura foram surpreendidos com a presença de sacos de lixo, muita areia e terra e até pneu. O maior problema, no entanto, eram as raízes das árvores que cresceram dentro das manilhas e impediam o fluxo normal da água das chuvas.

Uma nova rede pluvial teria que ser feita, mas com poucos recursos, a Secretaria de Infraestrutura decidiu desobstruir a rede. Foram semanas de trabalho para retirar as árvores e limpar as manilhas. O serviço, no entanto, não suportou o primeiro teste. A chuva que caiu na tarde dessa segunda-feira voltou a provocar alagamentos e transtornos na rua Barão do Rio Branco.

O trânsito teve que ser interditado e os comerciantes passaram a tarde limpando a sujeira deixada pela água. Geraldo Silva estava revoltado. Ele quer que a Prefeitura faça uma obra para resolver de vez o problema no local. O comerciante disse que sofre há anos com este problema.

O secretário municipal de infraestrutura Jair Valadão informou que o trabalho feito no local é apenas provisório, até que a Prefeitura tenha condições de fazer uma nova rede pluvial no local. Ele pediu a colaboração da população para não jogar lixo e entulho na rua, o que acaba entupindo as bocas de lobo.