O Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas quer saber como está a saúde pública de Patos de Minas e qual é a nota dos patenses para os atendimentos feitos através do SUS no município. Para que isso aconteça, o órgão vai realizar reuniões abertas ao público em diferentes pontos da cidade.

A primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde para ouvir a opinião da população sobre a saúde pública de Patos de Minas acontece no dia 31 de agosto, a partir das 19h, no salão da Igreja do Cristo Redentor. Estão sendo convidados moradores dos bairros Lagoa Grande, Cônego Getúlio, Santa Terezinha, Cristo Redentor e Santa Luzia.

A intenção é realizar audiências em outros pontos da cidade. “O objetivo é mobilizar toda a comunidade, levar informações sobre a saúde no município, ouvir as queixas e sugestões de melhoria”, disse a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, Fátima Gomes.

O problema da saúde pública em Patos de Minas se agravou com a pandemia da Covid-19 e, principalmente, com o fechamento do Hospital São Lucas. Mas antes disso, o município já havia perdido o serviço de cardiologia e hemodinâmica e vinha sofrendo com a superlotação do Hospital Regional Antônio Dias.

A abertura da Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Fepam, Unipam, Prefeitura e Governo do Estado é esperança de melhoria. Outra sugestão apresentada é a ampliação do Hospital Regional Antônio Dias. Outras sugestões poderão ser apresentadas pela população durante os encontros promovidos pelo Conselho.