Foram muitos os eventos esportivos em 2021. Muitos deles deveriam ter acontecido no ano anterior, o que levou o ano a reunir uma lista numerosa de competições e copas.

Passamos em revista os grandes eventos esportivos, com enfoque naqueles cujas cores do Brasil se elevaram e em que os atletas e esportistas brasileiros subiram ao primeiro lugar.

Poderá completar esta análise, acessando neste artigo os calendários e resultados dos maiores eventos, nas diversas modalidades esportivas.

Futebol

O Clube de Regatas do Flamengo foi campeão do Brasileirão de 2020. Com este 7º título do time rubro negra, o clube tem agora tantos títulos como o Corinthians, numa tabela liderada pelo Palmeiras, campeão por dez vezes.

A 32ª edição da Copa do Brasil, em 2020, foi conquistada pelo Palmeiras, após derrotar na final o Grêmio e a 33ª edição da Copa foi conquistada pelo Atlético Mineiro.

O Brasil foi palco da última edição da Copa América e chegou à final defrontando a Argentina, atual detentora do título.

O Brasil conquistou a medalha de ouro no torneio masculino de futebol, nas Olímpiadas 2020.

A final da Copa Libertadores da América de 2021 foi canarinha, com o Flamengo e o Palmeiras. A equipe do português Abel Ferreira é bicampeã da Libertadores 2020 e 2021.

Basquete

A Champions League Américas 2020–21, torneio de clubes de basquete masculino foi disputada, na final, entre Flamengo e Real Estelí, com resultado de 84 - 80 pontos. O Minas ficou em terceiro lugar e o São Paulo, em quarto.

Também o Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21 foi conquistado pelo Palmeiras. E, também neste caso, seguido do Minas e do São Paulo.

Voleibol

A Liga das Nações de Voleibol Masculino, disputada na Itália, contou no final com as seleções da Polônia e do Brasil, com a seleção brasileira vencendo por 3 sets a 1.

O Brasil conquistou, em Brasília, seu 33º título ao derrotar a Argentina na última rodada, no Campeonato Sul-Americano de Voleibol Masculino e, na Colômbia, o Campeonato Sul-Americano de Voleibol Feminino.

A seleção brasileira ganhou a prata, em Tóquio, no torneio feminino de voleibol.

Já o Cruzeiro venceu, em dezembro, o Campeonato Mundial de Clubes de Voleibol Masculino.

Sem esquecer as já mencionadas Olímpiadas de Verão, em Tóquio, onde o Brasil trouxe para casa 7 medalhas de ouro, 6 medalhas de prata e 6 medalhas de bronze, em esportes como o surfe - esporte olímpico pela primeira vez, a natação, passando pelo boxe, a canoagem, o skate ou a ginástica.