Uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio no país, a Páscoa 2021 acontece, pelo segundo ano consecutivo, em meio à pandemia do covid-19. Para tentar superar a crise econômica, muitas pessoas estão apostando na confeitaria e na produção de doces para gerar renda. Em um ano, a cidade de Patos de Minas viu o número de Microempreendedores Individuais (MEI) do segmento aumentar consideravelmente.

De acordo com dados do Portal do Empreendedor, em fevereiro de 2020, o município contava com 68 confeiteiros e 122 doceiros registrados como MEI. Passados 12 meses, Patos de Minas possui, atualmente, 92 confeiteiros, o que equivale a um aumento de 35%, e 184 doceiros, um crescimento de 50%. “Além das vantagens fiscais e previdenciárias para o empreendedor formal, o crescimento de formalizações no segmento se deve também à perda de emprego por parte da população”, explica a analista do Sebrae Minas, Anna Carolina Ribeiro. Segundo ela, com a crise agravada pela pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a empreender por necessidade.

Concorrência em alta

Formalizada como Microempreendedora Individual em junho de 2020, Simone Silveira trabalha como confeiteira há mais de dez anos. Ela conta que resolveu se formalizar no ano passado devido aos benefícios e as possibilidades de ganhos para o negócio. “Eu cheguei a perder encomendas para empresas por falta de nota fiscal”, explica.

Simone revela ainda que a concorrência aumentou muito nos últimos meses e a formalização da empresa pode ser um diferencial entre os clientes. “Quando comecei com os ovos de colher, há quatro anos, eu vendia mais de 300 unidades. No ano passado foram apenas 150”.

Para tentar alavancar as vendas deste ano, a confeiteira diz que irá intensificar os anúncios dos produtos nas redes sociais e realizar uma ação de sorteio entre seus seguidores. “Muitas pessoas costumam deixar para comprar os ovos na última hora. Vou trabalhar para conquistar aquele cliente que faz o pedido na véspera”.

Quem está entusiasmada com a procura dos clientes é a confeiteira Fernanda Borges Goulart. Formalizada há cinco anos como MEI, ela conta que está surpresa com a alta demanda e revela que as encomendas superaram suas expectativas para o período. “Para este ano comprei 250 embalagens e as formas no formato de coração já acabaram”.

Mesmo otimista com as vendas, a confeiteira conta que neste ano as vendas estão mais difíceis, porque aumentou muito a concorrência no ramo. Para conseguir garantir suas vendas, Fernanda mantém uma boa rede de contatos de clientes e também reforçou a divulgação no Instagram, no Facebook e em grupos de WhatsApp da cidade.

Planejamento é fundamental

Para a analista do Sebrae Anna Carolina, dado o cenário imposto pela pandemia, os empreendedores de micro e pequenas empresas precisam se adequar. ”É importante rever seus processos de gestão, seus canais de comercialização e, principalmente, a relação com o consumidor”.

Segundo ela, a inserção digital é um caminho viável, mas exige planejamento e estratégias mais eficientes dos empresários, para que eles se destaquem, especialmente nas datas comerciais. “Uma dica importante é criar um plano que leve em consideração o comportamento do consumidor nas datas especiais e apresente condições atrativas para os clientes e lucrativas para o negócio”, salienta.

Sempre auxiliando os pequenos negócios e os microempreendedores individuais a superarem as adversidades e a crescerem em seus empreendimentos, o Sebrae Minas disponibiliza uma série cursos e capacitações ao longo de todo o ano, disponíveis na loja on-line da instituição. Os empresários também podem entrar em contato com a Central de Atendimento do Sebrae Minas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo WhatsApp (31) 3314-2808.

Fonte: Sebrae Minas