Mesmo com a baixa do nível do Rio Paranaíba, o número de desalojados/desabrigados em Patos de Minas em razão da enchente continua subindo. Em boletim informativo divulgado na manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura Municipal informou que há 636 pessoas desabrigadas/desalojadas na cidade. Ontem eram 528.

De acordo com o boletim, há 192 famílias cadastradas como desalojadas e 26 como desabrigadas no município, totalizando 636 pessoas. Estão desalojadas, ou seja, que tiveram que mudar de suas casas para outros imóveis, são 467 adultos e 109 crianças. Já desabrigadas, que precisam de auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Social para morar, são 52 adultos e 8 crianças.

Na E.M. Frei Leopoldo estão abrigadas 10 famílias, um total de 24 pessoas. Na Escola Municipal Maria Inez Rubinger de Queiroz estão 12 famílias, sendo 29 pessoas. Na Associação Vila Rosa, há 4 famílias com 25 pessoas. E na zona rural, são 13 famílias com 25 pessoas. O número vem crescendo nos últimos dias, mesmo com a baixa do nível das águas, o que chama atenção.

A explicação mais provável é porque muitas famílias que estavam desabrigadas ainda não haviam recorrido à Prefeitura e por isso não apareciam nos boletins informativos. O Patos Hoje entrou em contato com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Jorgiane Suelen, para saber de fato o motivo do aumento e aguarda um posicionamento.